
Quantos atores podem dizer que tiveram um roteiro escrito especialmente para eles, não para viverem um papel, mas sim interpretarem a si mesmos? John Malkovich é um deles (Nicholas Cage, em “O Peso do Talento“, e James Marsden, na série “Judy Duty“, são outros). Em 1999, o então diretor de videoclipe Spike Jonze estreava no cinema em “Quero ser John Malkovich“, uma viagem escrita por Charlie Kaufman em que um grupo de pessoas descobre uma passagem secreta que leva direto ao cérebro do ator.
Acompanhe Esse Filme que Passou Foi Bom também no Instagram
Indicado ao Oscar, o roteiro é a coroação de um talento sempre visto de forma estranha por Hollywood. Depois de papéis pequenos em filmes de prestígio como “Os Gritos do Silêncio” (1984) e “Império do Sol” (1987), John Malkovich virou protagonista nos dramas “Ligações Perigosas” (1988) e “O Céu que nos Protege” (1990). Em 1993, veio a primeira e única indicação ao Oscar, como ator coadjuvante no thriller “Na Linha de Fogo” (ele perdeu para Tommy Lee Jones por outro thriller, “O Fugitivo“).

Acompanhe Esse Filme que Passou Foi Bom também no TikTok
A atuação de Malkovich no suspense estrelado por Clint Eastwood fez tanto sucesso que o ator acabou ficando marcado como vilão, ainda mais por não ser necessariamente um galã (mesmo interpretando personagens sedutores como em “Ligações Perigosas“, “Retrato de uma Mulher” e “O Retorno do Talentoso Ripley“). Ele foi o vilão em filmes tão díspares quanto “Con Air” (1997), “Cartas na Mesa” (1998), “Joana D’Arc” (1999) e “O Guia do Mochileiro das Galáxias” (2005).

Com uma carreira eclética, especialmente em meio a filmes com grande elenco (“O Homem da Máscara de Ferro“, “O Preço da Traição“, “Queime Depois de Ler” e “RED: Aposentados e Perigosos“), John Malkovich construiu uma trajetória peculiar e virou um dos rostos mais conhecidos de Hollywood, mesmo que nem sempre como protagonista.
Para saber onde ver os filmes, pesquise no JustWatch
Tendo trabalhado com Steven Spielberg, Bernardo Bertolucci, Woody Allen, Jane Campion, Clint Eastwood, os irmãos Coen, Malkovich pode estar perdido em produções esquecíveis (“Meu Namorado é um Zumbi“, “Bird Box” e “Toda Arte é Perigosa”, por exemplo), mas, chegando aos 70 anos, o ator já deixou sua marca no cinema.
Veja também:
Adam Driver – 40 anos em 10 filmes e uma série
Rebecca Ferguson – 40 anos em 9 filmes e uma série
Felicity Jones – 40 anos – 10 filmes para conhecer a atriz