O Presente

the-gift_new

À primeira vista, O Presente parece aqueles thrillers bem genéricos que eram lançados em fila indiana no começo dos anos 1990, tipo um “Dormindo com o Inimigo” ou um “O Engano”, por exemplo. Mas a estreia do ator Joel Edgerton na direção vai um pouco além da fórmula “começo feliz – ameaça psicopata/sociopata – resolução violenta”.

Na verdade, o filme começa sem muita inovação, apresentando um casal que acaba de se mudar para Los Angeles para iniciar uma vida nova (alerta de clichê número 1). Logo em seguida, o marido reencontra um amigo de infância um tanto estranho e que parece desenvolver uma fixação pelo casal (alerta de clichê número 2). Os clichês param por aí.

Apesar da estrutura de suspense ser a mesma dos thrillers genéricos citados, com clima tenso e sustos de supetão, da metade para o final, Edgerton subverte um pouco à fórmula e introduz novos elementos à trama. Ao invés de apostar no maniqueísmo do bem contra o mal, o diretor explora outro caminho ao fugir dos estereótipos e desenhar personagens mais complexos e com falhas.

Além dos momentos de tensão, em que a dúvida sobre a ausência ou presença do amigo invasor é muito bem desenvolvida, o filme também é convincente graças ao carisma e talento dos atores. Jason Bateman e Joel Edgerton se saem bem ao explorar seus personagens com mais profundidade. E Rebecca Hall, uma atriz que parece estar sempre prestes a ser descoberta, cai como uma luva no papel de uma mulher fragilizada que não sabe se confia no marido ou em um desconhecido.

O final menos explosivo e mais aberto comprova que a produção termina de modo muito mais interessante do que poderia se esperar de um simples thriller com cara de Supercine.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s