Oscar: quais os atores e atrizes mais bem vestidos segundo a categoria Figurinos?

figurinos

O Oscar geralmente indica filmes de época, dramas históricos e fantasias na categoria de figurinos, então os atores e as atrizes que mais trabalham nesses tipos de produção têm mais chances de figurarem em longas com ternos bem cortados e vestidos deslumbrantes.

Ícones fashion como Nicole Kidman (“O Retrato de uma Mulher”, “Moulin Rouge!”, “As Horas”, “Austrália”e “Nine”) e Tilda Swinton (“Orlando”, “O Curioso Caso de Benjamin Butto”, “Um Sonho de Amor” e “O Grande Hotel Budapeste”), por exemplo, estrelaram alguns mencionados nesse categoria, mas ficam bem atrás da atriz com mais filmes indicados a melhor figurino.

Entre os homens, Brad Pitt e Daniel Day-Lewis* têm cinco filmes cada indicados a melhor figurino, mas também ficam atrás dos quatro atores com o maior número de indicações nessa categoria.

Nota: Estatísticas referentes apenas aos indicados dos últimos 40 anos.

katerevolutionary

Kate Winslet – A atriz aparece em 5o. lugar com seis produções indicadas a melhor figurino: “Razão & Sensibilidade”, “Hamlet”, “Titanic”, “Contos Proibidos do Marquês de Sade”, “Em Busca da Terra do Nunca” e “Foi Apenas um Sonho”, cada um deles feito por um designer diferente. Apenas “Titanic” levou o Oscar.

Judi Dench – A veterana aparece na lista em oito produções: “Uma Janela para o Amor”, “Henry V”, “Hamlet”, “Shakespeare Apaixonado”, “Orgulho & Preconceito”, “Sra. Henderson Apresenta”, o musical “Nine” e “Jane Eyre”. Cinco das indicações são por adaptações de clássicos literários e três filmes ganharam o prêmio: “Uma Janela para o Amor”, “Henry V” e “Shakespeare Apaixonado”.

Meryl Streep – A atriz com 20 indicações por suas atuações também tem oito produções indicadas a melhor figurino, seis em filmes em que ela também foi indicada à atriz ou atriz coadjuvante: “A Mulher do Tenente Francês”, “A Escolha de Sofia”, “Entre Dois Amores”, “O Diabo Veste Prada”, o musical “Caminhos da Floresta” e “Florence – Que Mulher é Essa?”. “Julia” e a fantasia “Desventuras em Série” completam a lista. Se “Florence” ganhar esse ano, será a primeira vez que um filme protagonizado por Street leva o Oscar por seus figurinos.

Cate Blanchett – Uma das deusas dos tapetes vermelhos, a atriz tem 10 filmes indicados a melhor figurino, sendo que os três primeiros foram em anos seguidos: “Oscar & Lucinda”, “Elizabeth” e “O Talentoso Ripley”. Dois dos filmes “O Senhor dos Anéis”, “O Aviador”, “Elizabeth: A Era de Ouro”, “O Curioso Caso de Benjamin Button” e “Carol” e “Cinderela” (esses dois últimos foram indicados em 2015 e desenhados por Sandy Powell) completam a lista. Três levaram o Oscar para casa (“O Senhor dos Anéis, O Retorno do Rei”, “O Aviador” e “Elizabeth: A Era de Ouro”).

sweeneytodd

Helena Boham-Carter – A atriz não é nenhum ícone da moda e vários dos seus looks nos tapetes vermelhos da vida são bem duvidosos, mas a inclinação de Helena para estrelar filmes de época e produções de fantasia fizeram com que 12 longas com a atriz fossem indicados a melhor figurino. A parceria da atriz com os diretores James Ivory e Tim Burton entram na lista com três filmes cada: “Uma Janela para o Amor”, “Maurice**” e “O Retorno a Howard’s End”, no caso de Ivory; e “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, “Sweeney Todd” e “Alice no País das Maravilhas”, no caso do ex-marido da atriz. “Hamlet”, “Asas do Amor”, “Desventuras em Série**”, “O Discurso do Rei”, “Os Miseráveis” e “Cinderela” também foram lembrados por seus figurinos. Apenas “Uma Janela para o Amor” e “Alice no Pais das Maravilhas” levaram o Oscar.

A parceria com Tim Burton também ajudou o ator Johnny Depp a figurar na lista de atores com mais filmes indicados a melhor figurino. Ele aparece em primeiro lugar entre os homens com oito longas: “A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça”, “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, “Sweeney Todd” e “Alice no País das Maravilhas”, todos de Tim Burton, foram indicados. Além desses, Depp aparece nos também indicados “Em Busca da Terra do Nunca”, “O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus”, “Caminhos da Floresta” e “Animais Fantásticos e Onde Habitam”. Apenas “Alice no País das Maravilhas” ganhou o Oscar.

LEONARDO DiCAPRIO as Jay Gatsby in Warner Bros. Pictures’ and Village Roadshow Pictures’ drama “THE GREAT GATSBY,” a Warner Bros. Pictures release.

Ralph Fiennes, Leonardo DiCaprio e Christian Bale aparecem em seis produções cada indicadas ao prêmio. Fiennes em “A Lista de Schindler”, “O Paciente Inglês” (vencedor), “Oscar & Lucinda”, “A Duquesa” (vencedor), “A Mulher Invisível” e “O Grande Hotel Budapeste” (vencedor). DiCaprio está em “Titanic” (vencedor), “Gangues de Nova York”, “O Aviador” (vencedor), “Foi Apenas um Sonho”, “O Grande Gatsby” (vencedor) e “O Regresso”. Bale está em “Império do Sol”, “Henry V” (vencedor), “Adoráveis Mulheres”, “O Retrato de uma Mulher”, “Velvet Goldmine” e “A Trapaça”.

*Brad Pitt (“12 Macacos”, “Tróia”, “O Curioso Caso de Benjamin Button”, “12 Anos de Escravidão” e “Aliados”); Daniel Day-Lewis (“Uma Janela para o Amor”, “A Época da Inocência”, “Gangues de Nova York”, “Nine” e “Lincoln”).

**A atriz faz apenas figuração sem ser creditada nos dois filmes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s