Fleabag

Eu não conhecia a Phoebe Waller-Bridge até me mostrarem o primeiro episódio da primeira temporada de “Fleabag”, disponível na Amazon. Foi amor à primeira vista. A série, que tem duas temporadas com seis episódios cada, traz um humor ligeiro e de uma acidez nada politicamente correta, acompanhando as desventuras de uma mulher na casa dos seus 30 poucos anos em Londres.

A personagem, vivida por Phoebe Waller-Bridge (que também é a criadora e roteirista da série), não tem nome, mas desperta o amor e o ódio do público ao se meter em roubadas homéricas e usar o pior tipo de humor para aliviar sua inadequação social e sobreviver ao vazio existencial. Ela faz sexo por fazer, bebe, fala palavrões e briga a todo instante com a irmã, o pai e a madrasta (vivida pela recém-oscarizada Olivia Colman).

Apesar desse viés mais cômico e de cenas hilárias, a série é agridoce (o final da primeira temporada é um tiro de tristeza no peito da protagonista e do espectador) ao mostrar uma personagem tentando lidar com a própria dificuldade de lidar com humanos. Entre risos e lágrimas, sentimos empatia pela personagem de Waller-Bridge porque, no fundo, nos vemos nela.

Lançada em 2016, a série ganhou uma segunda temporada agora em 2019 e mostra a personagem enfrentando as consequências do que aconteceu no final da primeira (o afastamento da família, por exemplo) e uma nova paixão inesperada e proibida por um padre nada convencional (“O celibato é bem menos complicado do que as relações amorosas”, diz ele a ela em um momento).

O resultado é genial, mostrando o talento e a versatilidade da roteirista e atriz (que quebra a quarta parede de forma inovadora na 2ª temporada) para a comédia, sem deixar de lado certa melancolia e o bom desenvolvimento da protagonista, que nunca apela para o estereotipo e é demasiadamente humana.

Emmys 2019 – A série foi indicada em oito categorias: série de comédia, atriz de comédia (Phoebe Waller-Bridge), atriz coadjuvante de comédia (Olivia Colman e Sian Clifford), direção e roteiro de comédia e atrizes convidadas em série de comédia (Fiona Shaw e Kristin Scott Thomas).

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s