Martin Eden

Martin Eden (o maravilhoso Luca Marinelli) é um rapaz simples que, por um acaso do destino, se envolve com uma família da aristocracia italiana. Desse encontro, surge uma paixão pela bela e elegante Elena Orsini e uma vontade de aprender e se tornar um escritor, algo que gera a descrença de todos, já que Eden mal sabe ler.

Leia também: Tenet

Dessa trama simples, mas cheia de simbolismos, inspirada no livro homônimo de Jack London, o diretor Pietro Marcello dirige esse “Martin Eden” (2019) como uma carta de amor ao cinema e um filme encantador sobre paixões proibidas em meio à luta de classes. Com um olhar poético, várias vezes Marcello se desvia da narrativa e lança sua câmera sobre uma Itália empobrecida e em vias de entrar em guerra, explorando com delicadeza o abismo entre a aristocracia liberal e o povo “socialista” que quer apenas uma vida mais digna.

Leia também: Mank

Se dividindo entre o amor impossível de Martin e Elena e uma nova perspectiva de mundo que a literatura traz ao ex-marinheiro, Pietro Marcello cria um longa envolvente e que remete a um cinema do passado, em especial ao realismo italiano. A direção de arte, os figurinos, a fotografia e a edição que salta no tempo de forma pouca convencional contribuem ainda mais para essa impressão de um cinema de antigamente. O resultado é belíssimo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s