Tenet

Finalmente vi “Tenet“. É o filme mais ambicioso e pretensioso de Christopher Nolan, com grandes cenas de ação muito bem orquestradas e filmadas com elegância pelo diretor. Pena que a trama do longa seja uma bagunça, um vai e vem sem fim de informações que não fazem muito sentido e deixam qualquer um confuso. Em algum momento, desisti de tentar entender o que estava acontecendo e segui o conselho de uma personagem que fala logo no começo da produção de forma bem literal: “Não tente entender”.

Repetindo a mesma estrutura de “Inception”, Nolan mistura viagens no tempo e conceitos de espaço e tempo, (“Donnie Darko” manda lembranças”) mas sem muita lógica. A trama parece solta e sem propósito, com personagens aparecendo sem muita razão. O filme ainda adota um tom piegas que destoa da própria trama sempre que Elizabeth Debicki aparece em cena, fazendo com que o personagem de John David Washington comece a tomar atitudes incondizentes com sua postura de agente da CIA.

Interestelar

Nolan ainda comete o seu habitual erro de tentar ser didático, mesmo que esse didatismo, aqui, só torne tudo mais confuso. Os atores seguem o tom solene do cineasta e levam tudo a sério. Esse é, inclusive, o maior problema do longa, se levar a sério demais, o que fica ainda mais risível diante do vilão digno de um 007 de Kenneth Branagh.

Enfim, “Tenet” vale por ser bem realizado e visualmente bonito, com a habitual trilha sonora que toma conta de tudo dos trabalhos do diretor. Mas é um passo atrás pra Nolan depois de “Dunkirk”, um de seus trabalhos mais interessantes.

Leia também:
Mank
On the Rocks
Era uma vez um sonho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s