A escavação

A Escavação” tem a maior cara de filme de época de prestígio que fazia a alegria da crítica na virada dos anos 80 para os 90. O longa é baseado em uma história real; tem um elenco com pedigree; e a produção é requintada, com uma bela fotografia, trilha sonora, figurinos e direção de arte. Mas, mesmo com tudo isso, o filme é esquecível.

O longa narra a história real de uma viúva que contrata um escavador na esperança de encontrar alguma descoberta arqueológica em seu terreno. Carrey Mulligan e Ralph Fiennes tem boa química juntos como a viúva e o escavador e se saem bem em seus papéis. Mas, em algum momento, o filme opta por praticamente tirar o foco de seus protagonistas e desviar suas lentes para coadjuvantes bem menos interessantes.

Essa abordagem até funciona em uma novela ou minissérie, mas, aqui, em um filme com menos de duas horas, ela só tira a força das personagens e da própria trama, que deixa a escavação em segundo plano para focar em romances desnecessários ou no contexto da época, a eclosão do envolvimento da Inglaterra na Segunda Guerra Mundial.

Ainda que não consiga imprimir força à história, o diretor Simon Stone até consegue criar algumas cenas envolventes e construir belas imagens. Mas, muitas vezes, o tom contemplativo do longa só reforça a sua falta de impacto, o que fica ainda mais evidente com o final abrupto.

Se tivesse sido lançado nos anos 90, “A Escavação” poderia ter o mesmo destino de um “O Retorno a Howard’s End” ou “Vestígios do Dia”, com algumas indicações ao Oscar no currículo. Mas, hoje, em pleno 2021, a produção fica apenas perdida no cada vez mais extenso catálogo de originais da Netflix.

Leia também:
Mank
O Tigre Branco
Era uma vez um sonho
Rebecca – A Mulher Invencível
Pieces of a Woman

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s