Annette

Basta ver “Holy Motors” para saber que Leos Carax não faz filmes convencionais. O musical épico-operístico “Annette”, para o bem e para o mal, segue a linha do cinema do diretor francês. Longo, cafona, ora melodramático, ora destrambelhado, o filme é uma experiência cheia de altos e baixos tendo o ator Adam Driver como centro das atenções.

Driver vive um comediante sombrio que se apaixona, casa e tem uma filha com uma cantora de ópera acostumada a morrer em cena vivida por Marion Cotillard. Da paixão aos problemas é um pulo, com a produção atirando para todos os lados e virando uma sátira sobre a fama e a mídia, exploração infantil e masculinidade tóxica.

Leia também: Em um bairro de Nova York

Nem tudo funciona na jornada pretensiosa criada por Carax. O filme começa bem, mas logo sai dos trilhos com a história perdendo a força e se estendendo mais do que o necessário. Às vezes, a encenação afetada salva o longa graças às belas imagens e cenas marcantes construídas pelo diretor.

Carax pega o musical, um gênero que já deixa de lado as regras do real, e descarta ainda mais a ideia de realismo tão cara ao cinema. Da abertura ao final que expõe o fato de “Annette” ser um filme passando pelo uso de uma marionete para representar um bebê, até às músicas dissonantes e mal cantadas que não chegam nem a ser canções, tudo no longa é e quer ser falso.

Cheio de ideias que nem sempre dão certo ou fazem sentido, “Annette” é estranho, interessante, decepcionante, arrastado e tedioso ao mesmo tempo. No geral, mesmo sendo realmente uma experiência, o longa morre na praia das produções que poderiam ter sido um grande filme. “Annette” estreou no Prime Vídeo nos Estados Unidos, mas no Brasil só estreia em novembro no Mubi.

Leia também:
Caminhos da Memória

Oxigênio
Jolt: Fúria Fatal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s