Em um bairro de Nova York

No geral, eu não gosto de musicais, ainda mais aqueles em que os personagens fazem coisas banais como pedir água cantando músicas orquestradas. Para cada “Amor, Sublime Amor”, “Moulin Rouge” e “Chicago”, existem vários “Os Miseráveis”, “Caminhos da Floresta”, “O Fantasma da Ópera” e “Cats” que eu acho simplesmente insuportáveis.

Dito isso, esse “Em um bairro de Nova York” fica no meio termo entre a chatice e um bom entretenimento. O filme, por exemplo, é muito bem filmado e dirigido por Jon M. Chu, com uma boa edição e uma bela fotografia. Mas a duração excessiva e a overdose de canções chatinhas que mais emperram do que avançam a narrativa atrapalham um pouco.

O elenco carismático tenta compensar essas falhas se esgoelando e dançando a todo momento. Mas a trama bobinha e ingênua à la “Lua de Cristal” (“siga o seu sonho, ele está na sua frente”) parece datada e é um pouco forçada, ainda mais em tempos tão cínicos quanto os atuais (muita gente considera esse romantismo pueril e otimista um dos trunfos do longa; eu leio mais como o bom e velho lema liberal, seja pobre, mas seja feliz, “paciência e fé”, como diz a música).

Leia também: La La Land

Outro ponto positivo do longa é a questão da representatividade latina, mesmo que a produção apenas pincele sem muito desenvolvimento a questão do preconceito contra os imigrantes nas EUA. Uma das cenas mais belas e emocionantes do longa é justamente sobre isso, a sequência musical em que a Avuela (a ótima Olga Merediz) canta sua origem.

Para quem gosta de uma pegada ingênua e tem paciência para ouvir 2h20 de música, o filme pode realmente ser uma delícia. Para mim, ele é um musical que fica no meio entre a ousadia e o clichê maçante, cortesia do novo Midas Lin-Manuel Miranda, o Ryan Murphy dos musicais.

Leia também:
Pose
Cruella
Halston

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s